quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Tratamento de Feridas

Uma avaliação in vitro das propriedades bacterianas de redução de log testadas com curativos contendo prata para tratamento de feridas: linha ACTICOAT􀂑 e Concorrentes

Rachael Benson Microbiologista Sênior, Centro de Pesquisas, York
Introdução

Existem vários produtos com prata utilizados para o tratamento de feridas disponíveis no mercado atualmente. Muitos destes curativos afirmam ser capazes de ajudar a reduzir o risco de infecção, a qual é demonstrada através da publicação de testes antimicrobianos in vitro. As propriedades antimicrobianas da linha de curativos ACTICOAT􀂑 são alcançadas através da cobertura de prata nanocristalina na camada dos curativos em contato com a ferida. Outros curativos disponíveis com prata não contêm a mesma camada de prata nanocristalina, mas incorporam a prata através de várias tecnologias.

O teste in vitro de redução de log mede a habilidade de um curativo antimicrobiano de matar um determinado número de organismos vivos (bactérias, neste caso) em tempos determinados. Vários testes antimicrobianos in vitro não demonstram o número real de organismos que os curativos são capazes de matar. Portanto, o teste de redução de log é a melhor forma de comparar a eficácia antimicrobiana de um número de diferentes curativos contendo prata.

Nesta avaliação in vitro, 4 curativos da linha ACTICOAT e 7 curativos dos concorrentes foram testados contra 6 diferentes bactérias clinicamente relevantes. Incluindo 2 grupos resistentes à antibióticos, utilizando tempos de contato de 30 minutos e 2 horas para determinar a redução de log em organismos vivos.

Materiais utilizados no teste


Organismos Testados

* Isolados clínicos fornecidos pelo Grupo de Pesquisas de Biofilm da Universidade de Calgary, Canada.
** O grupo E. coli utilizado foi identificado para produzir beta-lactamases (Butler D.L., et al. Antimicrob. Agents Chemother. 1999; 43(2):283).

Método

Pedaços de filtro de papel estéril medindo 2cm x 2cm foram inoculados com 0,5ml de uma suspensão de 107UFC/ml de cada organismo testado. O filtro de papel inoculado foi então coberto com um pedaço de cada curativo testado na medida de 2,5cm x 2,5cm e colocado em contato com o filtro de papel utilizando um pedaço de alumínio de 25g (5cm x 5cm). Os curativos inoculados foram então incubados à 37ºC durante 30 minutos e 2 horas. Cada curativo foi triplicamente testado. O grupo controle foi também testado para cada organismo e incubado pelos mesmos períodos do teste. Não foi preparado nenhum controle no início. O número de organismos vivos (unidades formadoras de colônias (UFC)) restante em cada amostra de tempo foi determinado pela técnica que mede a quantidade de microorganismos. A redução dos organismos vivos em números foi calculada a partir do grupo controle e da redução de log reportada em números (em UFC/ml).

Resultados

Os resultados são mostrados tanto em tabelas quanto em gráficos. Com o propósito de organizar os gráficos, qualquer número “maior que” foi colocado como o seu próprio valor (por exemplo, > 3,8 foi colocado no gráfico como 3,8).


A redução de log bacteriana em números gerados por uma linha de curativos com prata utilizando amostras de tempo de 30 minutos e 2 horas.



Cada resultado representa uma média do teste triplicado.

Redução de log em números bacterianos gerada por uma linha de curativos contendo prata após um tempo de contato de 30 minutos

Redução de log em números bacterianos gerada por uma linha de curativos contendo prata após um tempo de contato de 2 horas

Gráfico 1 - Redução de log em números bacterianos gerada por uma linha de curativos contendo prata após um tempo de contato de 30 minutos e 2 horas contra P. aeruginosa


Gráfico 2 - Redução de log em números bacterianos gerada por uma linha de curativos contendo prata após um tempo de contato de 30 minutos e 2 horas contra S. aureus

Gráfico 1 - Redução de log em números bacterianos gerada por uma linha de curativos contendo prata após um tempo de contato de 30 minutos e 2 horas contra E. coli


Gráfico 2 - Redução de log em números bacterianos gerada por uma linha de curativos contendo prata após um tempo de contato de 30 minutos e 2 horas contra MRSA



Gráfico 1 - Redução de log em números bacterianos gerada por uma linha de curativos contendo prata após um tempo de contato de 30 minutos e 2 horas contra VRE


Gráfico 2 - Redução de log em números bacterianos gerada por uma linha de curativos contendo prata após um tempo de contato de 30 minutos e 2 horas contra A. baumannii


Conclusões

A eficácia antibacteriana dos 4 curativos da linha ACTICOATTM e dos 7 curativos concorrentes foi avaliada utilizando um teste in vitro de redução de log contra um grupo de bactérias, usando um tempo de contato de 30 minutos e 2 horas.

Uma redução de log de 3 ou mais é significante em relação à eficácia antimicrobiana. Supondo que 10.000.000 de bactérias estavam presentes no início (equacionando 107), uma redução de log de 3 seria igual a um redução para 10.000 UFC (105). Se a redução de log fosse maior do que 4, isso equacionaria em menos de 1000 UFC (104) restantes e uma redução de log maior do que 5, seria igual a menos do que 100 UFC (102) presentes após o período de teste. Uma ferida pode ser considerada criticamente colonizada quando ela contém no mínimo 10.000 UFC (105), uma redução de log de 3 neste caso iria reduzir os níveis para 100 UFC (102) ou menos.

Todos os curativos ACTICOAT testados produziram uma rápida redução de log (destruição) dentro de 30 minutos contra Ps. aeruginosa, S. aureus, beta-lactamase produzindo E. coli e A. baumannii. As reduções de log contra MRSA e VRE foram reduzidas em 30 minutos, mas ainda tiveram reduções significantes em 2 horas.

As taxas de destruição em 30 minutos foram baixas para os outros curativos e, com exceção da Ps. Aeruginosa, foram significantemente mais baixas quando comparadas com os curativos ACTICOAT. Nenhum deles foi capaz de produzir uma atividade antimicrobiana equivalentemente alta no grupo de bactérias testado.

O AQUACEL Ag, Contree F, Contreet H e SilvaSorb mostraram reduções de log razoáveis contra Ps. Aeruginosa e A. baumannii após 2 horas, mas as reduções das outras bactérias foram menos significantes.

O PolyMem Silver quase alcançou uma redução de log de 3 contra Ps. Aeruginosa em duas horas, mas teve uma má performance contra todas as outras bactérias e, em muitos casos, não foi observada nenhuma redução de log.

O ACTISORB 220 e SILVERCEL demonstraram mínimas reduções de log contra todas as bactérias testadas.

No geral, os curativos ACTICOAT apresentaram uma melhor qualidade do que todos os outros curativos testados no teste in vitro de redução de log contra 6 bactérias clinicamente relevantes.

Referências

Nucryst laboratory report - # 050321
Butler D. L., et. al. Antimicrob. Agents Chemother. 1999; 43(2):283).

􀂑 Marca da Smith & Nephew
TM Todas as marcas reconhecidas.




Um comentário:

portalfuturo disse...

A equipe do Portal Futuro teve a oportunidade de visitar a USCS e conhecer a Clínica do Curso de Enfermagem, assim como o trabalho desenvolvido por alunos e professores. Parabéns a todos. Anexamos a seguir o link de dois vídeos que falam sobre o Curso de Enfermagem e a Clínica de Enfermagem da USCS.

http://www.portalfuturo.com.br/home.asp?id=16

http://www.portalfuturo.com.br/home.asp?id=14